sexta-feira, 29 de maio de 2015

Sol entretanto

Às vezes temos de mudar de transporte e esperar um bocadinho. Geralmente quero que isso aconteça o mais rapidamente possível para poder despachar a minha vida. MAs nos últimos dias tem estado um solinho tão bom e agradável que quase que dá vontade que haja um atraso pequenino, só para mais um bocadinho de fotossíntese...

Abençoado Verão!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Onde é que há silêncio?

É raro haver momentos de silêncio em transportes públicos. Ou estamos a uma hora em que há muuuuito pouca gente e meia a dormir ou há sempre amigos e conhecidos a conversar sobre os mais diversos assuntos!

Já me aconteceu escolher um lugar no sítio oposto onde vejo um grupinho a se ir sentar só para ter mais sossego. Acontece, não tenho culpa. Ler enquanto fico a saber quem são os casais de namorados da escola das duas moças que estão à minha frente não é assim tão engraçado. A sério, não é mesmo!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sítios de grande afluência

Depois de uns aninhos a andar nestas andanças dos transportes públicos apanham-se muitas das manhas que lhes estão inerentes!

Sabemos onde entra e sai gente. Sabemos quais os truques para sobreviver aos serviços mínimos em dias de greve.

Adequamos a nossa viagem de acordo com esses ensinamentos todos e é engraçado verificar que estamos tão certos e que já está tão bem oleado que já nem custa tanto a hora e meia disto.

Ok, nem por isso. Continua a custar. Mas ainda assim!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Sacos e muitos mais sacos

Há de tudo. Espalhados no meio dos corredores, em cima dos bancos ou pura e simplesmente em todo o lado.

Quem é que gosta de gincanas?

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Conversas

Quem é que nunca passou por aquele momento estranho de alguém meter conversa sobre um assunto qualquer e haver ali uma clara necessidade de comunicação?

Há dias em que falo imenso com a pessoa. A sério, estou bem disposta e sempre se conversa um pouquinho (uma vez uma senhora ensinou-me a fazer rissóis enquanto esperávamos pelo autocarro! São lições de vida!).

Há outros em que não tenho paciência nenhuma para conversas que não levam a lado nenhum. Vá lá que a primeira opção é a que me acontece mais, acaba por ser engraçado.

Mas é uma vez muito esporádica, para manter o efeito surpresa e a sensação especial!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Filmes com som? Hum?!

Ler é normal, ver filmes é normal, ver filmes sem phones e com o som bem alto já é abuso!

Com música já todos apanhámos a falta de phones de muito boa gente, agora filmes? A dita senhora estava sentada à minha frente com o seu tablet e o som no máximo a ver um filme qualquer. A sério que é estranho que me chateie?

PHONES!!! A melhor invenção do ser humano! Arranjem disso de uma vez por todas!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Os turistas não acabam

São piores que as moscas. Começa um bocadinho de calor e enche-se tudo de ingleses e alemães e espanhois e sei lá mais que nacionalidades.

Depois não se entendem com os sítios onde querem ir, ou como ir para lá - coisa que até nos acontece a nós, quanto mais a estrangeiros - e depois perguntarem a alguém é uma coisa engraçada. O melhor é tentarem dizer os nome portugueses. Eles tentam mas fica tão engraçado na mesma! Para a terra deles deve acontecer o mesmo por isso não há mal nenhum.

Ainda assim eu e o meu ar - aparente - de guia turística acabo por explicar como se vai para o ponto B, que linha de metro apanhar e onde, e coisas do género.

É engraçado, parece que viajo para outro país, ou vários até, sem sair do mesmo sítio!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Papás e Mamãs!

Eu gosto de crianças e sou daquelas pessoas chatas que quando vê uma mini pessoa olha durante uns segundos, assimila alguma da fofura inerente (quando a há), dá um sorriso e continua na sua vida.

Engraçado, engraçado é ver as mamãs e papás em transportes públicos com os pequenos. Há de tudo: os que não querer saber e deixam os miúdos à solta, os que não os deixam mexer um milímetro, os que vão agarrados a eles como se tivessem super cola, os que vão em troca de mimos constantes com beijinhos e "Amo-te" frequentes, enfim, há de tudo.

Giro é ver algumas das reacções dos miúdos a estas coisas. Acho que no fundo ainda são os mais espertos da equação! Aqueles pequenos cérebros são mais astutos que muitos dos grandes. Não deixa de ser curioso!

terça-feira, 19 de maio de 2015

Calor!

E o calor chegou! Em força! Entrar num comboio que anda só ao Sol, durante hora de ponta é qualquer coisa de aflitivo.

É tanta gente, janelas fechadas, tudo ao Sol a fazer efeito de estufa. Para quem nunca experimentou sauna acho que é uma experiência a considerar: Linha de Sintra pelas 18h, não perca!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

A brincadeira continua

Amanhã há greve não é? E daqui a uma semana há outra.

E porque é que a greve que era na semana passada passou para esta semana?

Porque nem os papéis de pré-aviso de greve estavam bem feitos. Tal é a pressa em fazer mais uma e mais uma e mais uma que acabam por não acertar em metade.

Já chega, a sério. Milhares de pessoas que sofrem com isto, tenham juízo!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Janelas

Ando a aprender a beleza de olhar pela janela durante meia hora. Vá perdida em pensamentos ou atentamente a observar a paisagem é um descanso diferente que consegue saber bem.

Há dias em que não apetece ler. Não há companhia. O mundo lá fora entretém-me em conjunto com o meu mundo cá dentro. E isso sabe muito bem!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Espirros: um perigo constante!


Aquelas horas de ponta em que vai tudo cheio, até ao mais recôndito cantinho? 

Pois que hoje fiquei sentadinha, numa hora assim! Acontece que ficou uma pessoa de pé à minha frente, frente com frente. O que é que se passa de seguida? Essa pessoa estava constipada! A pessoa espirra. 


O que me valeu foi um bom isolamento por parte da mão do moço que ia à minha frente senão levava com uma chuva de germes indescritível. 

É normal ficar preocupada com isto, não é? Se isto um dia me acontece eu fico tão enojada que nem sei ... ... ...

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Adormecer e seguir!

Tenho sempre um problema imenso quando vejo pessoas a dormir sossegadas nos transportes públicos. Será que estão num sono semi-desperto do qual conseguem sair quando quiserem, mais especificamente na estação onde pretendem sair? 
É que fico sempre na dúvida se aquela pessoa não estará mega cansada por andar com a vida muito ocupada, vai deixar passar a saída que quer e pode vir a ter problemas por isso. Acabo por ter pena dessas pessoas, por um lado não as vou acordar, não é? Estão tão sossegadinhas no seu descanso. Mas por outro lado gostaria de ter uma segurança de que aquelas pessoas não precisavam mesmo de ser acordadas para conseguirem chegar a horas a determinado sítio. 

É um dilema que apanho pelo menos uma vez por semana. Fico sempre na dúvida ...

terça-feira, 12 de maio de 2015

Tudo uma questão nasal!

Já apanhei muitas pessoas a dormir. Já apanhei muitas pessoas a ressonar mas da maneira como apanhei hoje acho que foi inédito. 

O senhor a dois lugares de mim ia a dormir, bem refastelado, bem encostado, cabeça para trás no seu sono dos justos. Acontece que de vez em quando soltava o seu ronco, nada de muito forte ou de volume elevado. Um ligeiro roncar.

Até ao momento em que assustou metade de uma carruagem com o grunhido mais parecido com um porco que vi num ser humano. Alto e bom som, durante uns bons 5 segundos, e depois continuou a dormir que nem um anjinho. 

As pessoas assustaram-se, riram e seguiram em frente, agora sempre alerta à espera de quando o próximo momento suíno surgiria. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cuidado!

Quando vamos com alguém com quem nos damos bem há muito a tendência natural de comentar coisas à nossa volta. Acontece também que estamos rodeados de pessoas que não conhecemos e das quais não sabemos nada!

Resultado: comentar o estilo daquela pessoa que passou pode dar para o torto, sabemos lá se não é o estilo preferido do gorila de dois metros que está ao nosso lado. 

Eu tento pensar duas vezes antes de fazer grandes comentários mas acabo por agradecer o andar sozinha a maior parte do tempo porque se não não sei se não sairia qualquer coisa e sei lá o que viria a seguir.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Sol ou não?

Eu gosto de fazer fotossíntese! Sabe bem, faz bem à vitamina D e é quentinho! Mas há quem não goste.

É sempre um dilema, principalmente nos comboios, atinar com qual o nível de "tapamento" a ter na janela. Eu por mim era nenhum mas vem logo alguém que mete a meio para não bater Sol a ninguém e depois ainda há quem olhe de lado porque até aquele pequeno raio que ainda consegue atingir uma perna é perturbador.

São raras as vezes em que tenho sorte nestas coisas! É uma pena! O Sol é tão bom!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Turistas

Nos últimos dias tenho visto imensos turistas de malas carregadinhas a chegar ou a ir embora do nosso cantinho tuga.

É engraçado porque me vou apercebendo de que para quem não conhece os nossos transportes, não é nada fácil de nos entendermos sem ajuda externa.

Já alguns me pediram ajuda - devo ter ar de quem fala inglês - e mesmo quando nao perguntam nota-se que estão ali com fortes problemas em perceber para onde têm de ir ou onde é que têm de trocar e como.

O que me vale é que da zona de Lisboa conheço a maior parte dos transportes e consigo orientar-me bem se não era o descalabro completo.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Lês em que formato?

Hoje dei por mim numa situação curiosa: tanto eu como as três pessoas à minha volta íamos a ler, mas cada um em seu formato.

Eu lia em papel. O Sr. ao meu lado lia no telemóvel. A Sra. à minha frente lia no tablet e a pessoa ao lado desta última num Kindle.

Todos líamos, o que não sei. Cada um no seu estilo e tal. Eu que era a mais nova era a mais tradicional!

terça-feira, 5 de maio de 2015

Lugares... outra vez

Eu ainda não percebi porque raio é que as pessoas ficam muito escandalizadas quando alguém pede licença para ir para um lugar vazia que tem pessoas à frente.

Como é que querem que vá lá ter? E que culpa tenho eu que seja o único sítio onde há lugar? Muitas das vezes nem têm de se mexer, qual é a necessidade de porem cara de maus?

Relaxem pessoas, até nem sou das piores pessoas pare ter ao lado nos transportes públicos. Acreditem em mim...

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Barulheira subterrânea

Então não é que o metro faz barulho a mais? Parece que os níveis de ruído a que as pessoas estão sujeitas em alguns troços do metro de Lisboa são excessivos e podem causar problemas de saúde.

Bem, que há zonas em que é impossível de ouvir uma pessoa ao meu lado já sabia mas agora há provas mais concretas. Se calhar deviam fazer isto para outros meios de transporte, e não só para o ruído, já agora. Se querem melhorar a vida das pessoas que lá andam têm muito trabalhinho a fazer!