sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Lixo

Deviam implementar pequenos recipientes para por o lixo nos transportes públicos. Primeiro há sempre muito lixo à solta que, quero acreditar, diminuía, se houvesse onde por as coisas.

Segundo, às vezes é chato ter de levar o lixo ao colo ou sabe-se lá onde com todo o cuidado para não sujar nada.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Porto vs Lisboa

No Porto o Metro pode ser utilizado com o mesmo bilhete entrando e saindo quando quisermos dentro de uma hora.

Em Lisboa não.

Resultado, gasto mais dinheiro do que faz sentido, só por ir deixar uma coisa ao lado de lá das cancelas. Ridículo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sono

Eu qualquer dia faço as oito horas de sono no comboio. Se alguém me apanhar por lá ferrada a dormir com baba a escorrer por favor avisem-me que já dei três voltas à linha toda.

Obrigada e bom dia!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Tudo sujo

Não sei se sou só eu, ou não, mas o certo é que nos últimos tempos os comboios andam mais sujos que do era normal. Por várias vezes que há lugares encharcados e/ou javardados de alguma maneira.

Há greve nas limpezas ou são mesmo as pessoas que andam mais descuidadas?

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Raridades

Quando não há muita gente não me chateio muito por ter a mala em cima do banco ao lado. Tenho muita coisa nas mãos, apetece-me ler sem ter montes de coisas aos pés e colo e não chateia ninguém por estar ali.

Assim que chega alguém tiro sem qualquer problema, é a única coisa a fazer e a que faz sentido. Agora, no outro dia um senhor assim que chegou dirigiu-se ao sítio onde tinha a mala e quase num tom de filme "Peço imensa desculpa por incomodar.". Só porque tinha de tirar a mala do lugar que não era dela.

Não tinha noção que ainda havia pessoas destas... e muito menos nos transportes públicos que eu frequento...

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Teddy Bear

Vou passar a levar um ursinho e durmo mesmo durante as viagens. Isto anda crítico no sono, porque não aproveitar?

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Calhamaços

Já me queixei muitas vezes do perigo que é ler alguns livros nos transportes. Há muita gente, há gente muito apressada, gente que não quer saber das coisas dos outros e portanto os meus preciosos livros ficam em risco por tirá-los da protecção de minha casa.

Pior, ou melhor, dependendo da perspectiva, são os calhamaços de capa dura. Ora bem, ocupam mais espaço, mas se alguém vier contra o livro nota primeiro do que eu... Acho que se calhar começo só a ler calhamaços em grandes edições, com as capas mais duras que encontrar, cheira-me!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

noites

Começa a ficar frio assim que o Sol se põe. E depois das 20h os comboios passam com muito menos frequência. Ficar meia hora à espera de comboio, com um ventinho maroto, depois de um dia que começou demasiado cedo, não é minimamente interessante!

Ao menos podia acontecer alguma coisa, como nos filmes, mas nem isso...

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tenho sono

Eu ando assim cansadita, mas a dar para o muito. Quando estava sossegadinha, de livro na mão, prestes a começar a ler, vi que não ia conseguir. Ainda era demasiado cedo e tinha demasiado sono para por o cérebro a funcionar e assimilar informação escrita.

Penso: vou arrumar o livro e vou descansar durante uns minutos.

Não, não vais...

A pessoa à minha frente lembrou-se de falar comigo. Ainda não são oito da manhã e o meu cérebro está a apagar-se não tão lentamente quanto isso.

O dia a começar assim torna-se complicado, muito...

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Reconhecimento

Sendo eu uma estudante universitária transmito a aura inerente a essa condição e as pessoas à minha volta não precisam de pensar duas vezes sobre o que faço da vida.

Resultado: sou abordada pela senhora à minha frente para falarmos da estadia na faculdade do seu filho. Porquê? Porque sim.

Foi uma situação com a qual não estava a contar mas que foi engraçada de gerir: explicar cursos e funcionamentos de faculdade a alguém que tem uma visão muito superficial do que se passa.

Ela teve respostas a algumas das perguntas que tinha, eu perdi uns minutos de leitura.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dons

Pessoas que têm o dom de arrumar tudo de forma maravilhosa e encaixar tudo de forma a que não ocupem espaço nenhum: ensinem-me! Iluminem-me com vosso conhecimento.

Isto de andar com mala mais o saco disto e o saco daquilo é terrível. Não há espaço, não há mais, não sei onde os enfiar e é sempre um problema...

Preciso da mala da Hermione!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Devia arranjar um jogo

Eu gosto de ler. Gosto muito de ler. Mas em alturas em que o meu cérebro quer essencialmente descanso ler pode ser problemático. Implica esforço mental e neste momento é das coisas que menos quero ter.

Às vezes penso que devia instalar um jogo qualquer para me entreter sem ter de pensar... A quantidade de Candy Crushers que o mundo tem por aí espalhados. Candy Crush não, mas um joguinho simpático e que entretenha... Acho que vai ter de ser!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Cansaço

Andar cansado nunca é bom. Ter de perder imenso tempo nos transportes irrita-me nessas alturas. Tenho de me levantar duas horas mais cedo, pelo menos, para estar nos sítios a tempo (se não houver atrasos pelo meio).

Dava jeito que inventassem e pusessem a jeito o teletransporte... Tratem lá disso, se fazem o favor. O meu sono agradecia eternamente.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Tudo trocado

Comboio, à noite e os nomes das estações trocados em letras e vozes. A quantidade de gente confusa e a sair no sítio errado foi maravilhosa. O que vale é que se levantou rumor de que estava tudo errado e ia havendo alguém a dizer onde andávamos.

Para quem não conhecesse aquilo deve ter sido uma viagem muito interessante!

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Conversas aleatórias

Calhou que num dia destes vim na conversa com duas senhoras que vinham à minha frente. Nunca as tinha visto, nunca mais as vejo com uma boa probabilidade. Mas viemos na conversa. Sobre a CP, sobre o país, sobre o desemprego, a típica conversa de português quando se encontram de forma aleatória.

Não deixa de ser curioso que pessoas tão diferentes, com vivências tão dispares, acabem todos juntos, no mesmo comboio, a discutir as opiniões que são as mesmas.

E tanta guerra que se faz para nada!

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sonos

Chega uma mãe e um filho. Só há lugares na mesma linha transversal ao comboio mas em pontas opostas. Cada um pende a cabeça para o lado e assim fica. Cada um para seu lado, sem sequer se verem, iam ambos a dormir. Ali ninguém podia dizer que não eram mãe e filho, os sonos eram exactamente iguais.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Não quero

Noto que não é só a mim que custa ir apanhar transportes ainda sem sol a brilhar, com chuva a cair e frio em geral. 

As pessoas andam mais moles, mais macambúzias, logo pela manhã há menos energia. Abolirmos isto de Outono/Inverno, não?

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

terça-feira, 6 de outubro de 2015

E nem é greve 2

Em momentos como os que falei ontem é fácil ouvir as vozes que se levantam a explicar o que está a acontecer e a opinar por trás. E com toda a legitimidade! Às vezes...

Mas desta vez achei piada às senhoras que estavam encostadas à minha parte anterior. Começaram a falar porque umas queriam passar e as outras não deixavam e de resmungarem umas com as outras nasceu uma bela amizade. Toda a viagem foram a conversar do porquê de haver supressões, do porquê dos atrasos, das jogadas de marketing que resultavam naqueles momentos, dos motivos escondidos paras as coisas funcionarem mal.

Quem diria que 3 senhoras já com idade de serem avozinhas tinham tanto a dizer sobre os meandros secretos da CP?

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

E nem é greve

Por algum motivo houve supressões e atrasos dos grandes na semana passada. Adoro o calor humano que se gera. Só se torna ainda melhor pelo civismo que descobrimos nas pessoas...


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Chuvas

É terrível ter tudo molhado em todo o lado. Levar tudo às costas é terrível, de pé ou sentada, mas não dá jeito nenhum!

Não posso ler, não posso fazer nada, Tenho de ficar ali, sossegada! Olha, durmo...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Rapidez

Eu não sei se é do hábito ou das mudanças nos comboios mas o que é certo é que as viagens estão mais curtas. Se não estão parecem.

Ou então é do sono. A dormir é um minutinho...